II ENCONTRO INTERNACIONAL DE JUVENTUDES CRSD – ONLINE

Jovem, como você vive a sua fé no mundo atual?

Todo encontro nasce da necessidade de doar-se uns aos outros, conhecer e discernir caminhos. O querer bem viver, não importa o ritmo e as condições, por isso, nele se estabelece vínculos de proximidade e comunhão, capaz de gerar e transformar vidas. Na atualidade, as conexões virtuais podem também oferecer um tempo de gratidão, encontrar-se para serem e estarem juntos. Para refletir, rezar, olhar melhor para o mundo ao seu redor, sujeitos de uma missão e compromisso!

No sábado, 14 de maio, aconteceu o II Encontro Internacional de Juventudes das entidades da CRSD pela plataforma do zoom. Com o objetivo de compartilhar as experiências juvenis em sua vivencia de fé no mundo atual, lançou-se novamente o convite e os jovens de Benin, Brasil, Camarões, Itália, França e Espanha aceitaram a proposta de estender contatos e trilhar um caminho de reflexão, estudo e oração.

A parceria das juventudes e as Irmãs da congregação formou um rosto bonito de nacionalidades com a riqueza de diversidades, testemunhos e ações cotidianas. O foco bem presente destacado pelos participantes ocorreu no momento da partilha sobre o jeito de cada um viver o compromisso e protagonismo juvenil em sua realidade. 

A abertura do encontro foi feita com a leitura do Evangelho de Lc.5, 1-7 - “Vá para o mar, e lance as suas redes para pescar” e , em seguida, a meditação com as palavras de Jesus, fez-se ressonância com alguns trechos da Encíclica do Papa Francisco aos jovens, Christus Vivit. “ Jesus caminha entre nós como fez na Galileia. Ele anda pelas nossas ruas, para e nos olha nos olhos, sem pressa. Seu apelo é atraente, é fascinante. Mas hoje, a ansiedade e a velocidade de muitos estímulos que nos bombardeiam, fazem com que não haja espaço para esse silêncio interior onde percebemos o olhar de Jesus e onde ouvimos seu chamado... para refletir, rezar, olhar melhor para o mundo ao seu redor, e então, sim, com Jesus você será capaz de reconhecer qual é a sua vocação nesta terra. (CV, 277). Como vivemos nossa juventude quando nos deixamos ser iluminados pelas grandes notícias do Evangelho?

Ser jovem é uma graça, uma oportunidade - Em seguida, o Frei André Tavares, OP, provincial dos Dominicanos no Brasil, assessorou o tema do encontro a partir da pergunta norteadora sobre viver a fé como portadores da mensagem de Jesus Cristo diante dos desafios presentes no mundo, e salientou a importância das virtudes humanas na concretização de ações diárias: prudência, justiça, fortaleza e temperança. A firmeza e determinação devem fortalecer e dinamizar a acolhida do amor de Deus no coração da humanidade.  

Deus acende estrelas para nós para que possamos continuar andando... Deixamos aqui o registro de alguns testemunhos dos jovens que participaram do encontro. Temos a certeza de cada dia, juntos, iluminar estrelas na noite de outros jovens.

Denise Flore Kamdjo,
Camarões


Minha experiência pessoal durante este encontro foi muito grande e emocional, porque foi uma primeira vez, mas realmente me desafiou e acima de tudo reacendeu em mim esse desejo de seguir Cristo e me deixar ser moldado por sua Palavra diariamente. O encontro com os outros jovens me permitiu entender que, como eu, muitos jovens no mundo, apesar dos costumes que minam nossa sociedade, ainda se deixam seduzir pela voz do Senhor.

No ponto de partilha (pergunta/resposta), todas as perguntas foram para nos esclarecer sobre como viver bem sua vida de fé, sem ser desencorajado e sem levar em conta as diferenças e feridas de nossa vida. Para nos ajudar a aprofundar nossa jornada, o pai nos instou a ler o texto sobre a promessa de vida a fim de descobrir o quão imenso é o amor de Deus e se estende de geração em geração, um amor que não julga, não condena, não faz diferença, mas um amor que acolhe e contribui para a felicidade de todos.

Agradecemos às irmãs por essa iniciativa e esperamos que ela possa continuar para que um dia este encontro virtual possa ser presencial. Estou muito feliz em fazer parte desta família e especialmente por poder seguir os passos de Cristo na vida desta Congregação.

Vivien Kpoviessi Vivien,
Benin


No sábado, 14 de maio de 2022, foi realizado um encontro internacional via Zoom entre os irmãos e irmãs dominicanos do qual também participei. Participantes da Itália, Espanha, Brasil, Camarões, Benin...

Após a apresentação dos participantes, o Padre André tomou a palavra para um breve discurso sobre a fé católica e como vivê-la quando jovens.
Para uma participante, ela sabia a fé graças aos seus amigos de infância, apesar de ter nascido de pais anêmicos.

Várias intervenções devem ser notadas após este discurso. Especialmente a questão de: Como amar alguém apesar de seu mau comportamento?
Graças à intervenção do Pai nesta questão, pude lembrar que amar alguém não significa necessariamente ser amigo dessa pessoa. Porque ela é uma criatura de Deus e devemos amá-la, mas não a ponto de aceitar seu mau comportamento.

No final, gostei da apresentação do Padre André, bem como das diversas intervenções dos participantes.

Obrigado a todos vocês. Estou muito satisfeita por ter sido capaz de participar desta reunião.

Geneviève Tollegbe
Parakou


Organizado pelas Irmãs da Congregação Romana de São Domingos, no sábado, 14 de maio de 2022, aconteceu um Encontro Online Internacional, reunindo diferentes jovens (cerca de 25) de vários países, incluindo Benim, Brasil, Camarões, Espanha, Itália...

Este encontro, cujo tema é intitulado "Viver a fé como jovem no mundo de hoje", foi enriquecido pela palestra do frei dominicano André Tavares.

Pessoalmente, fiquei impressionado com a riqueza de seu ensino e as conquistas de múltiplas experiências que marcaram as intervenções uns dos outros. Saber que jovens como eu compartilham as mesmas convicções religiosas e espirituais, nutridas pela seiva de Cristo, me deixa com uma alegria incrível. Estou feliz por ter conhecido vários outros jovens de diferentes nacionalidades e ouvir seus testemunhos de fé em Jesus Cristo, em uma notável autenticidade de uma vida cristã de luz para o mundo.

Ainda mantenho a saudade deste momento de fervor espiritual e fraterno cujo desdobramento foi aberto por uma oração para nos conduzir pelo sopro do Espírito Santo. Isso foi seguido pela apresentação do irmão André que me deu uma visão mais ou menos precisa sobre como viver minha fé hoje como jovem. De fato, a partir deste rico ensinamento, aprendi que a religião não é a única dimensão da vida humana. Mas nossas vidas não têm sentido sem Cristo. Quanto mais perto estamos de Deus, mais perto estamos também da caridade viva e não podemos viver as Virtudes Teológicas (caridade, fé e esperança) sem as Virtudes Humanas que são: prudência, justiça, fortaleza e equilíbrio. Devemos então ser contemplativos e constantes em oração (um quarto de hora diariamente) a fim de trazer à tona ao nosso redor, a chama de Cristo que brilha em nós.

Um convite é endereçado a nós no uso das redes sociais para evitar a armadilha da fuga para os mais distantes em detrimento dos mais próximos. Não é fácil ser cristão, mas podemos com esforço constante, grande paciência e perseverança sustentada pelo próprio Cristo.

O encontro foi concluído com uma oração final, apesar das perguntas que continuaram a serem feitas. Por isso, sugiro que, no futuro, seja concedido um tempo relativamente maior para a fala de todos. Alegria por corações que procuram Deus, eu agradeço.

Edmara Chaves
Machacalis, Brasil


Esse encontro me permitiu viver a mais bela experiência, saber que nessa caminhada em que vivo não estou só, pois existe o mundo todo em união para o mesmo propósito, o Frei André também trouxe em sua palavras um apelo aos jovens, eu acredito que nós somos pequenas formiguinhas em que juntas(os) podemos fazer um maravilhoso trabalho.

Poder falar da minha experiência de vida foi muito gratificante, pois nesse encontro de juventude achei que seria apenas ouvinte, ouvir diversas experiências em diversas linguas foi maravilhoso, aprendi muito com todos, e acredito que podemos sim evangelizar e sermos igreja por onde andarmos. Algumas vezes o tradutor não conseguia traduzir para o português, acho que seria legal se tivesse uma legenda.

Sou grata a irmã Luciana por me proporcionar esse momento em conhecer várias pessoas do mundo inteiro em 2 horas. Um grande abraço a todos e que venham mais encontros como esse 😘 Família Dominicana 😘 conexão juventude.

Alana
Catuti/Minas Gerais, Brasil


Amei o nosso encontro foi muito bom escutar os testemunhos das pessoas que estavam presente. Esses testemunhos ajudam a nos a discernir o que queremos pra nós na vida religiosa, uma partilha que nos faz pensar que nos jovens nunca estamos sozinhos e que sempre tem mais jovens para nos ajudar a seguir a nossa caminhada.

Victória (aspirante CRSD)
Belo Horizonte, Brasil


Ontem foi a primeira vez que participei do encontro Conexão e não sabia que tinha tradução, então fiquei bem perdida no momento da partilha das pessoas de outros países, mas entendi a proposta do encontro - eu, enquanto jovem, como eu tenho vivido a minha vida nos dias de hoje ???

Eu tenho feito algumas descobertas sobre mim mesma e procuro olhar para dentro de mim e encontrar respostas mas refletindo sempre em Jesus Cristo, que se fez carne e passou por sofrimentos enquanto homem, humano como todos nós passamos e estou buscando, procurando todos os dias que existe um Cristo que está do meu lado, caminhando comigo, que sabe do meu sofrimento e do outro. Olhar para as pessoas ao meu redor com mais sensibilidade, empatia e respeito pois não sabemos as lutas que as pessoas ao nosso redor estão passando, enfrentando. Buscar a vivência de um Cristo humano que se preocupa, cuida e não só olhar pra mim mesma porque existe uma casa comum que está sofrendo de várias maneiras e NÃO PODEMOS NOS ALIENAR !
Eu tenho para mim que a minha existência é para anunciar, denunciar, questionar e incomodar porque como o próprio Cristo no disse : "Eu vim para que todos tenham vida e VIDA EM ABUNDÂNCIA".

Confesso que fiquei com vergonha de falar, mas queria compartilhar meu pensamento que não foi dito ontem.

Joyce
Belo Horizonte/Minas Gerais, Brasil


Para mim esse encontro foi muito importante. Cada momento foi necessário e ajudou nos a refletir sobre nossa fé. Gostei muito dos momentos de partilha, pois pude me inspirar e repensar meu papel como parte da juventude da igreja católica !

Espero que no próximo seja ainda melhor e que possamos nos organizar mais quanto as falhas de comunicação!

Luiza Helena
Tocantins, Brasil


Foi maravilhoso participar do 2° Encontro Internacional da Juventude. Do começo ao fim o encontro foi muito bom. A oração inicial, a fala riquíssima do Frei André OP, que nos ajudou a refletir sobre a vivência da minha fé e os testemunhas dos jovens que muito me animou a continuar, pois não estou sozinha.

Obrigada as Irmãs Dominicanas pela organização do encontro.

Observação : Às vezes a tradução falhava e não conseguimos acompanhar todas as falas. Mas, agradeço pelo esforço do tradutor, sei que não é fácil.

Francielly
Catuti/Minas Gerais, Brasil


Eu gostei do encontro, achei legal e interessante, não consegui ouvir até o final por causa da dificuldade de conexão, mas pelo que vi e ouvi no início estava bem bacana.

Aqui estamos! Grande abraço,
Ir.Luciana Vinícius de Souza, OP. 

Endereço

Av. Olinto Meireles, 2.636
Barreiro de Cima Cep: 30620-330
Belo Horizonte / MG

Telefone

(31) 3444-2734

E-mail

contato@dominicanas-crsd-brasil.com.br