nos passos de são domingos hoje

Domingos de Gusmão nasceu em Caleruega, na Espanha, em 24 de junho de 1170, e faleceu em Bolonha, na Itália, no dia 6 de agosto de 1221. Filho de Joana d’Aza e Félix de Gusmão. A característica fundamental do testemunho de Domingos: ele falava sempre com Deus e de Deus. Na vida dos santos, o amor pelo Senhor e pelo próximo, a busca da glória de Deus e da salvação das almas caminham sempre juntos (Papa Bento XVI - Audiência Geral – 03/02/2010).

Para hoje Domingos de Gusmão é testemunho de seguimento de Cristo à sua maneira de falar de Deus e com Deus, cuja espiritualidade, valores vividos e ensinados continuam sendo preciosos para nossa vida e para nossa sociedade. 

Falar de Deus a partir da contemplação e não apenas das pesquisas teológicas. Contemplata aliis tradere significa harmonia entre o que se prega e o que se vive, e capacidade de partilhar com os outros os frutos de nossa oração. São Tomás relaciona o silêncio com as virtudes da temperança e da prudência. Fazer silêncio é saber recuar diante do ruído do mundo. É calar-se para deixar que Deus fale. É saber ouvir o outro. É não considerar que a minha deve ser a última palavra. Na espiritualidade dominicana o silêncio visa criar o clima propício à oração e ao estudo. Assim, podemos ter, como São Domingos, uma relação dialógica com os outros, com a natureza e com Deus.

Josaphat conclui seu livro assinalando que “Antes de mais nada, a todos aqueles que aspiram à contemplação e buscam os seus caminhos, os guias espirituais cristãos responderão sem rigidez mas também sem subterfúgios: a contemplação-libertação evangélica é uma obra da verdade. Ela começa pela convicção de fé que um dom nos é realmente feito, para que nossa vida mude efetivamente. A mística cristã é o país do realismo. Ela se enraíza na realidade de um Amor que transforma o “coração”, não somente como sede de bons sentimentos, mas como capacidade de decisão, de opção, de querer modificar as coisas, condições e situações no sentido do bem e em conformidade com o bem. Trata-se de mudar o ser humano na sua totalidade, indivíduo e sociedade, de acordo com o que se descobre como exigências do Amor, se manifestando na misericórdia e na cruz de Cristo” ( Fr. Josaphat, p. 158 – citado por Frei Betto em: Espiritualidade Dominicana * Seguir Jesus nos passos de São Domingos).

Endereço

Av. Olinto Meireles, 2.636
Barreiro de Cima Cep: 30620-330
Belo Horizonte / MG

Telefone

(31) 3444-2734

E-mail

contato@dominicanas-crsd-brasil.com.br