semana de oração pelas vocações

Sinodalidade e Vocação

Mais uma vez, escreve-nos o Papa Francisco a mensagem destinada para o 59º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, celebrado a 8 de maio de 2022, no IV Domingo de Páscoa. É um convite a refletir sobre o amplo significado da «vocação», no contexto duma Igreja sinodal que se coloca à escuta de Deus e do mundo.

Prosseguir e caminhar juntos, somos «Chamados para construir a família humana», e isso nos implica como Igreja em processo sinodal através do cultivo à ESCUTA, PARTICIPAÇÃO e PARTILHA, capaz de “construir a família humana, curar as suas feridas e projetá-las para um futuro melhor”. Não apenas na Igreja, e sim na sociedade, “somos chamados a ser guardiões uns dos outros, a construir laços de concórdia e partilha, a curar as feridas da criação para que não seja destruída a sua beleza.

Toda vocação é dom de Deus, e cada pessoa humana participa da missão de Cristo na diversidade de dons e carismas recebidos pelo Espírito Santo. A palavra «vocação» não deve ser entendida em sentido restrito, referindo-a apenas àqueles que seguem o Senhor pelo caminho duma consagração específica. Todos somos chamados a participar na missão de Cristo de reunir a humanidade dispersa e reconciliá-la com Deus. Somos chamados a ser protagonistas da missão. “A sinodalidade, o caminhar junto é uma vocação fundamental para a Igreja e, só neste horizonte, é possível descobrir e valorizar as diversas vocações, carismas e ministérios”.

É o olhar amoroso de Deus que nos encontra no caminho, alcança, toca, liberta e transforma. Convida-nos a alargar o cuidado de si mesmo e do outro, tornando-nos pessoas novas. Portanto, não existe vocação centrada para o seu próprio ângulo, pois imersos no mundo realizamos o verdadeiro e amplo sentido da tarefa de colocar-se ao serviço do bem comum.

Só juntos é que podemos alcançar o jeito do olhar de Deus, capaz de ser com todos em missão de mudança em nossa vida, em profundidade e testemunho. “A palavra «vocação» não deve ser entendida em sentido restrito, referindo-a apenas àqueles que seguem o Senhor pelo caminho duma consagração específica. Todos somos chamados a participar na missão de Cristo de reunir a humanidade dispersa e reconciliá-la com Deus. Cada vocação na Igreja e, em sentido largo, também na sociedade, concorre para um objetivo comum: fazer ressoar entre os homens e as mulheres aquela harmonia dos múltiplos e variados dons que só o Espírito Santo sabe realizar”.

Assim quis Deus olhar, e olha, para a nossa vida.

À luz do Espírito Santo, façamos a descoberta de iluminar caminhos novos, permanecer fiéis à vocação da esperança e discipulado de Cristo, sendo guardiões uns dos outros. Amém.

Irmã Luciana Vinícius de Souza, OP. 

Endereço

Av. Olinto Meireles, 2.636
Barreiro de Cima Cep: 30620-330
Belo Horizonte / MG

Telefone

(31) 3444-2734

E-mail

contato@dominicanas-crsd-brasil.com.br