Irmã Monica é homenageada como patrona da amizade social na abertura da campanha da fraternidade 2024

Por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade/2024, a regional pastoral 2 da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano escolheu como patrona e homenageou a querida e saudosa. Ir. Mônica (in memoriam) como testemunho cristão na valorização da vida e direito ao desenvolvimento integral do ser humano.

A Campanha, a fraternidade e a amizade Social.

Desde as suas origens, há 60 anos, a Campanha da Fraternidade é uma ação evangelizadora da Igreja do Brasil, uma expressão de Pastoral de Conjunto. Para atingir o coração dos cristãos, faz-lhes retornar ao coração do Evangelho. Contemplar o rosto de Cristo nos sofredores de hoje. A Campanha da Fraternidade une as exigências da conversão, da oração, do jejum e da esmola através de uma questão social relevante para o país como um todo. Dessa forma, vivencia-se com a Campanha da Fraternidade o modo brasileiro de celebrar a Quaresma buscando uma conversão pessoal, comunitária e social. Ela não esgota a Quaresma. 

Fraternidade e amizade Social é o tema da Campanha, e o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). Se a nossa fé nos recorda que somos todos
irmãos e irmãs, então definitivamente somos convocados à conversão dessa fraternidade nos educar para a capacidade de reconhecer e promover a dignidade das pessoas, para a superação de atitudes apedrejadoras e consumistas que reduzem os outros e impedem a contemplação e o reconhecimento da sua mesma natureza e origem. A Amizade social é um valor em si mesma e um dom de Deus aos seres humanos. (Texto Base Cf2024), nº 23).

Em carta, a região pastoral escreve em seu convite e homenagem: "A Ir. Mônica foi presença e testemunho desta fraternidade social expressada no amor e
promoção humana. O carisma das Dominicanas: Estudo, Missão, oração, vida comunitária e ensino, centrada na Palavra de Deus, fortalecida no ardor apostólico na ótica da opção pelos pobres e não incluídos, impulsionou a Ir. Mônica em sua ação evangelizadora e por isso a Região Pastoral 2 quer homenageá-la como Patrona da Amizade Social em nosso regional. Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de nossa diocese, possa nos acompanhar com sua presença materna neste propósito de fortalecer a fraternidade e amizade social em nossa região pastoral".

Diz-nos o Papa Francisco que amizade social é “amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço, é um amor que se expande para além das fronteiras” (FT, n.1 e 99); amizade social é uma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas. Com certeza, reconhecemos em Irmã Mônica uma mulher religiosa e de ternura, sempre disposta a promover uma espiritualidade de comunhão e compartilhar os seus dons e talentos para servir a Deus e ao próximo.

Enfim, na voz e pensamento do povo, o sorriso e a ternura de Irmã Mônica se eternizam a cada instante, ela é a boa mãe, conselheira fraterna na vida das comunidades eclesiais, na história de toda gente. Já, correspondemos a esse desejo de amizade que nela havia, e que por opção e discernimento profundo, escolheu amar e ser feliz, entre tantas gerações.

                                                                                                                                                                                                                                           Ir.Luciana Vinícius de Souza, op.

Endereço

Av. Olinto Meireles, 2.636
Barreiro de Cima Cep: 30620-330
Belo Horizonte / MG

Telefone

(31) 3444-2734

E-mail

contato@dominicanas-crsd-brasil.com.br