A vida nos surpreende em todos os momentos, pois a mesma se renova em todo tempo, foi com este pensamento que no inicio do ano 2021 fui convidada para participar de um estudo das cartas de Santa Catarina de Sena; organizado pelas irmãs Dominicanas fiquei surpresa pois imaginava que não me envolveria num estudo tão importante e parece brincadeira; me atrasei, mas não desisti deste estudo que futuramente se transformaria numa grande força em minha caminhada de fé.
Ao conhecer um pouco de Santa Catarina me encantei por ser uma mulher simples, mas de muita fé. Assim, eu pude compreender que não estava sozinha, e quando digo, a fé nos fortalece e renova nossas esperanças mesmo quando nos sentimos fracas, é nesse momento que encontramos forças. A coragem de Santa Catarina quando ela manda recomendações para o papa me deu tanta coragem para conversar com o padre a situação tão delicada que estava vivendo que nem tive medo das indagações que deveria enfrentar tanto por conta do padre quanto da comunidade, assim me lancei; era um irmão passando necessidades e não era digno fazer vista grossa. Com Santa Catarina reaprendi a sensibilidade e o amor incondicional ao pobre e de todos que dependem de mim.
No último estudo fiquei perturbada com os grandes questionamentos; é preciso antes de tudo agradar a Deus e não aos homens, agradar a Deus é estar a serviço do irmão que conta comigo, que sonha por um ombro amigo que as vezes é negada. Agradar a Deus é amar incondicionalmente o próximo mesmo que se corra risco para fazer o bem, somos desafiadas, mas não estamos sozinhas. É preciso confiança e com Santa Catarina de Sena aprendi que confiar em Deus não tem limites, nem fronteiras, tem-se coragem, determinação, disposição, amor...
Joana Maria Soares de Jesus /Leiga Dominicana
Colonização Ceará Nova Porteirinha /Minas Gerais
Av. Olinto Meireles, 2.636
Barreiro de Cima Cep: 30620-330
Belo Horizonte / MG
(31) 3444-2734
contato@dominicanas-crsd-brasil.com.br