“Javé disse: “Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito”. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos”. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel...” Ex. 3,7-8b
Nos dias 26 a 29 de junho de 2022, utilizamos a Casa dos Escoteiros, situada na Lagoa do Peri, Florianópolis SC, onde aconteceu a formação para equipe e moradores em situação de rua. O encontro formativo teve várias modalidades, sendo nos dias 26 a 28 pela manhã o trabalho com o tema “Povo da Rua, Povo de Deus”, em formato de imersão. Para este momento de integração das equipes e a rodas de conversa tivemos como nossa facilitadora, Irmã Solange Damião, coordenadora da Pastoral Nacional do Povo da Rua.
No domingo dia 26/06, iniciamos nossas atividades com uma roda de apresentação dos participantes, entre os quais estavam presentes: as pessoas em situação de rua que são assistidas pela Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Florianópolis no Programa Moradia Primeiro, os agentes de pastoral, apoiadores e voluntários da Causa da População em Situação de Rua. À noite, seguimos aquecendo nossa conversa com uma gostosa sopa e fogueira, e aquecemos nossos corpos e a mente também na partilha das alegrias e desafios que encontram na pastoral.
No dia 27/06, após o café da manhã, tivemos uma vivência em Biodanza, que além de nos nutrir como seres humanos, também contribuíram para estreitar os laços e vínculos do grupo. A integração do grupo foi ampliando a partir da vivencia de afeto, ternura e acolhimento. Após a vivência, nos reunimos para discutir a trajetória do Povo de Deus e do Povo da Rua, entender e discutir a situação das pessoas em situação de rua hoje, que nos faz memória do povo hebreu que viveu no Egito escravizado por Faraó. Ainda hoje continuamos escravizados pelo sistema capitalista, político e cultural do nosso país que olha a população de rua como os invisíveis ou escravos, produzindo renda para muitas instituições que insuflem da sua miséria. Mas confirmamos que Deus sempre está ao lado dos pobres e excluídos, Ele Vê, Ouvi, Desce e Liberta (Ex. 3,7-8). Neste momento, as partilhas de vida foram inusitadas e profundas. Quanto sofrimento escondido por detrás dos rostos das pessoas que vivem em situação de rua, que não perderam a esperança e desejam sair da situação em que vivem! Assim, vivemos com intensidade e finalizamos o dia com música e bate papo em volta da fogueira!
Na manhã do dia 28/06 tivemos mais uma roda de integração, explorando a vida que anima nossos corpos e nossa conexão. Ao fim dessa experiência, fomos até a beira da Lagoa do Peri para celebrar e agradecer por esse encontro e os momentos tão ricos que passamos juntos.
Encerramos a nossa formação com o almoço e em seguida organizamos os espaços que utilizamos. Todas as atividades formativas foram facilitadas pela Irmã Solange e as tarefas de limpeza e preparação das refeições foram divididas entre os participantes.
A casa foi emprestada pelo Colégio Catarinense. Ganhamos de apoiadores da Pastoral os sacos de dormir, os cobertores, toalhas, kit de higiene e limpeza e alimentos, especialmente para o evento. Todos trabalharam voluntariamente para que esses dias se tornassem realidade.
Deixamos os nossos agradecimentos a todos os envolvidos! Em especial à Irmã Solange que nos honrou com sua presença amorosa e alegre.
Equipe Pastoral do Povo de Rua – Florianópolis
Av. Olinto Meireles, 2.636
Barreiro de Cima Cep: 30620-330
Belo Horizonte / MG
(31) 3444-2734
contato@dominicanas-crsd-brasil.com.br