Com esse tema no ano de 2022, o Conselho Nacional para as Igrejas Cristãs, no Brasil, celebra mais uma Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Uma Tradição de mística também e sintonia para a preparação da festa da Grande Ruah, Sopro do discernimento!
Leia Mais >>
Falar de missão é celebrar a vida-ressurreição, onde Deus é vivido na presença e no cuidado que um tem do outro. Juntos em Família, missionárias e missionários, partilham testemunhos que nos levam a sentir e saborear a grandeza do contemplado junto de tantas famílias em missão.
Cristo Vive, Ressuscitado no meio de nós.
Com alegria e esperança caminhamos em frente! “O grão amontoado
apodrece, disperso frutifica”.
Ivone Maria Perassa - Missionária e Leiga da Fraternidade Dominicana, Membro da Pastoral do Povo de Rua / Florianópolis - SC.
Maíra Cabral - Missionária Leiga Dominicana, integrante da Pastoral do Povo em Situação de Rua / Florianópolis.
Valéria Schulz - Missionária Leiga da Fraternidade Dominicana Santa Catarina de Sena / BH.
Antônia Batista Chiarelli - Missionária Leiga da FLD Santa Catarina de Sena - Barreiro / BH.
“Outras vezes rezava em pé, com os braços estendidos ao alto e as mãos juntas acima da cabeça, como se fossem uma seta, e algumas vezes as abria como se estivesse a receber alguma coisa que lhe enviavam do alto. E dizia como o salmista:
“Ouve o grito das minhas súplicas quando te invoco, quando ergo as minhas mãos para o teu santuário”.
Nos dias 18 a 20 de junho de 2022, a Casa de Formação Intercongregacional Madre Anastasie, Porto Nacional - TO, promoverá o Retiro - As nove maneiras de rezar de SãoDomingos, pela plataforma ZOOM.
Teremos como pregadora a Irmã Catherine Aubin da Congregação Romana de SãoDomingos, Canadá.
Haverá tradução simultânea do francês - português.
Nos encontraremos via ZOOM em dois momentos: 9h e 13h.
Para participar, entre em contato conosco!
#dominicanascrsd
A vida nos surpreende em todos os momentos, pois a mesma se renova em
todo tempo, foi com este pensamento que no inicio do ano 2021 fui convidada para participar de um estudo das cartas de Santa Catarina de Sena; organizado pelas irmãs Dominicanas fiquei surpresa pois imaginava que não me envolveria num estudo tão importante e parece brincadeira; me atrasei, mas não desisti deste estudo que futuramente se transformaria numa grande força em minha caminhada de fé.
Leia Mais >>
As palavras são insuficientes para expressar o grande sentimento de gratidão a Deus dentro de mim, por ter me proporcionado a graça de conhecer e conviver com a nossa querida centenária: Ir. Mônica que hoje completa os seus 103 anos de vida.
Não tenho dúvida de que é o Espírito Santo que move a pessoa e suscita nela o desejo de seguir Jesus e pôr-se a caminho com Ele. É o mesmo espírito que nos interpela, inquieta, desafia e nos impulsiona a darmos o nosso “sim” ao chamado de Deus.
Leia Mais >>
Na tarde do dia 28 de junho, em Campinas, São José, a Arquidiocese de Florianópolis, a Ação Social Arquidiocesana e a Pastoral do Povo de Rua, oficializaram o lançamento do Programa Moradia Primeira, com a presença de mais de 100 pessoas.
O evento contou com a presença da Pastoral Nacional do povo de Rua na pessoa de Irmã Solange Damião; o Representante do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Carlos Alberto Ricardo Junior; o Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jonk; o presidente da ASA, Diácono Luiz Paulo de Campos; As autoridades da grande Florianópolis;
Leia Mais >>
São Domingos queria ser enterrado aos pés de seus irmãos, na igreja do convento de Bolonha, onde tinha falecido. O grande número de curas obtidas por sua intercessão levou os frades a escolher para seu corpo um lugar mais digno. A transladação de suas relíquias foi o primeiro ato de seu processo de canonização, cujo ato de abertura foi decidido pelo Papa Gregório IX. A transladação se realizou em Bolonha, no dia 24 de maio de 1233, terça-feira de Pentecostes, por ocasião da celebração anual do Capítulo Geral. Cantou-se então o belo introito: “Accipite iucunditatem gloriae vestrae”, “Exultai de alegria, cantai hinos de glória”. ( Extraído do Missal Dominicano)
Leia Mais >>>
Feliz é você que acreditou...” Lc.1,45
A Ordem dos Pregadores tem os seus vários ramos, centrados no valor da Pregação e todas vivem no mesmo espírito e carisma de São Domingos. Somos mulheres e homens, Jovens, Frades e Fraternidades Leigas, Monjas de clausura e Irmãs apostólicas.
No sábado, 14 de maio, as Irmãs das novas gerações da vida religiosa dominicana da América Latina e Caribe estiveram reunidas pela CODAL. Foi um momento enriquecedor a proporcionar o encontro e a partilha da vida numa dimensão de alegria, conhecimento e trocas mútuas das Irmãs dominicanas que vivem a mesma espiritualidade e o carisma de pregadoras.
Jovem, como você vive a sua fé no mundo atual?
Todo encontro nasce da necessidade de doar-se uns aos outros, conhecer e discernir caminhos. O querer bem viver, não importa o ritmo e as condições, por isso, nele se estabelece vínculos de proximidade e comunhão, capaz de gerar e transformar vidas. Na atualidade, as conexões virtuais podem também oferecer um tempo de gratidão, encontrar-se para serem e estarem juntos. Para refletir, rezar, olhar melhor para o mundo ao seu redor, sujeitos de uma missão e compromisso!
SINODALIDADE E VOCAÇÃO
Mais uma vez, escreve-nos o Papa Francisco a mensagem destinada para o 59º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, celebrado a 8 de maio de 2022, no IV Domingo de Páscoa. É um convite a refletir sobre o amplo significado da «vocação», no contexto duma Igreja sinodal que se coloca à escuta de Deus e do mundo.
Leia Mais >>
O Conselho Geral Ampliado foi celebrado em Roma nos dias 21 a 27 de abril de 2022. O entusiasmo e alegria do reencontro das Irmãs da CRSD de diferentes lugares do mundo contagiou a partilha de muitos acontecimentos nas Províncias e Vicariatos, refletindo tantos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19.
Leia Mais >>
No último dia 1º de maio, a Irmã Federica Casaburi fez a profissão perpétua na Congregação Romana de São Domingos, na Província da Itália. A profissão perpétua é a cerimônia que marca o sim definitivo de pertença à vida religiosa consagrada, na Ordem Dominicana.
Leia Mais >>
Entre os dias 09 e 17 de abril aconteceu a Semana Santa Missionária - Juntos em Família.
Os 48 missionários vindos de diferentes localidades - alguns até de fora do país! - Se uniram em missão junto às comunidades pertencentes ao Município de Catuti, localizado ao norte de Minas Gerais.
Missão em seu sentido evangelizador, vai ao encontro da promoção da vida e da dignidade do ser humano através da palavra de Deus e da oferta do amor. Foram dias de muito aprendizado, celebrações, encontros, engrandecimento de fé e criações de laços afetivos que permanecem latentes em cada coração mesmo com o encerramento da missão.
Os missionários chegaram em Catuti no dia 09 e de lá, foram para as comunidades, onde já eram esperados pelos moradores com alegria e carinho. Através de visitas a cada casa da comunidade, conversas e orações, os missionários iam criando vínculos e planejando e organizando encontros que promovessem maior integração, e, de alguma forma, contribuísse na vida daquelas pessoas.
Houve encontros com as mulheres, com os homens, com as famílias, com as crianças, com os jovens. Os missionários também participaram e atuaram nas celebrações da semana santa, envolvendo-se nas atividades da comunidade e partilhando o dia a dia das famílias e suas realidades.
“Vida é missão” - essa frase do Papa Francisco traduz bem esses dias, que certamente transformaram as vidas de todos os envolvidos!
Maíra Cabral – (Missionária Leiga Dominicana, integrante da Pastoral da povo em Situação de Rua/ Florianópolis).
"Aquela misericórdia que eu quero para mim, convém-me dá-la aos outros."
Nasceu em Sena(Itália), em 1347. Ainda adolescente, movida pelo desejo de perfeição, entrou na Ordem Terceira de São Domingos. Cheia de amor por Deus e pelo próximo, trabalhou incansavelmente pela paz e concórdia entre as cidades; defendeu com ardor os direitos e a liberdade do Romano Pontífice e promoveu a renovação da vida religiosa. Escreveu importantes obras de espiritualidade, cheias de boa doutrina e de inspiração celeste. Morreu em 1380.
Leia Mais >>
O caminho de estudo e reflexão realizado durante o I Capítulo do Vicariato da Congregação no Brasil foi realizado com as Irmãs representantes das comunidades. Nessa ocasião a dinâmica do trabalho foi coordenada pela priora geral, Irmã Ysabel Barroso.
Para o mandato do Governo do Vicariato foi eleita a Irmã Solange Damião, e as duas Conselheiras, Geralda Maria e Luciana Souza.
Av. Olinto Meireles, 2.636
Barreiro de Cima Cep: 30620-330
Belo Horizonte / MG
(31) 3444-2734
contato@dominicanas-crsd-brasil.com.br